Céu Guarda, Inês d’Orey, Luísa Ferreira e Pauliana Velente Pimentel são as fotógrafas responsáveis pela união das margens do Douro.
A partir de quinta-feira, a avenida dos Aliados e a Praça dos Leões, no Porto, recebem a exposição "Um Douro no Feminino", com 9 das melhores fotografias de cada uma das 4 profissionais.
A exposição está integrada no projecto "Entre Margens", previsto para 3 anos, em que estão previstas cerca de 60 exposições no espaço público, complementadas por cerca de 100 espectáculos e 12 colóquios. As exposições terão lugar nos centros urbanos e históricos de seis cidades da Região do Douro: Lamego, Mirandela, Peso da Régua, Porto, Santa Marta de Penaguião e Vila Real.
In jornal "i"
"Um Douro no feminino"
TERRITÓRIOS DO PRAZER, Luísa Ferreira
"O Douro é uma monumental obra humana construída para o prazer.Construída pelo Homem maravilhado.De S. Leonardo de Galafura, Miguel Torga avistou o Cima Corgo e rendeu-se pela poesia.Desde os esculturais socalcos às iguarias gastronómicas, do mundialmente afamado vinho generoso às hospitaleiras casas de lavoura, é eminentemente um território dos sentidos.Este trabalho desenvolveu-se entre margens numa radial ao Peso da Régua."
FERREIRINHA, Pauliana Valente Pimentel
"Vinicultora do Douro e mulher de ferro, a D. Antónia (Ferreirinha) celebra este ano 200 anos. Este trabalho é uma homenagem a todas as mulheres que estão ligadas à vinha no Douro. Um retrato actual no feminino de pessoas que sempre viveram da vinha, trabalhadoras rurais, enólogas e proprietárias das quintas. Mulheres que fazem do vinho do Douro uma obra de arte. Foram fotografadas 22 mulheres o seu contexto vivencial em Peso da Régua, Canelas, Galafura, Cambres (Lamego), S. Eufémia, Aldeias (Armamar), Folgosa, Vale Mendiz, Pinhão, Sabrosa, Covas do Douro e Vila Real."
NA VIDA REAL, Céu Guarda
“Nós não somos daqui, ao fim de semana vamos para casa…Dividimos uma casa e temos 2 coelhos…Jogamos às carta , vamos ao Bowling cantar… ao Karaoke…Não é mau estudar aqui…Não sei onde vou arranjar trabalho…Vou ficar…Vou voltar…Estamos um bocado isolados…Estudar aqui é mais barato…O ar é bom.”
"O Douro, visto por dentro, é mais que socalcos, vinhas, pedra e rio. Para lá das paisagens naturais estonteantes, existe um Douro onde os produtos que nascem da sua terra são transformados e devolvidos às suas gentes.Esta é uma viagem pelos espaços interiores das indústrias alimentares e vinícolas da região do Douro. Espreitam-se os fornos onde são fumadas as alheiras de Mirandela. Em Lamego, registam-se a linha de montagem dos queijos e os armazéns onde maturam os presuntos. No Peso da Régua e em Santa Marta de Penaguião, fotografam-se os depósitos antigos e modernos das quintas vinhateiras, onde o seu vinho pacientemente envelhece. Em Sabrosa, observa-se a arquitectura contemporânea dos armazéns de vinho.Esta é uma viagem pelo Douro Industrial."
Fotografia de Rita Almendra.
Fotografia de Ana Costa.
Sem comentários:
Enviar um comentário