
APPh. - Associação Portuguesa de Photographi@
Foi criada no dia 13 de Abril a Associação Portuguesa de Photographi@. Cem anos depois de ter sido fundada a sua antecessora, a Sociedade Portuguesa de Photographia.
No Cartório Nacional de Georgina Martins, em Lisboa, assinaram a escritura de fundação e legalização os seguintes doze sócios fundadores: Alexandre Ramires, Ângela Camila, António Barreto, António Faria, António Pedro Vicente, Carlos Miguel Fernandes, João Clode, João Loureiro, José Pessoa, Madalena Lello Colaço, Sérgio Gomes e Vitória Mesquita. A associação conta já com várias dezenas de futuros sócios fundadores.
Sem propósitos de especulação comercial nem fins lucrativos, a APPh tem como objectivos o estudo histórico e o progresso científico e artístico da fotografia nas suas implicações técnicas, históricas e sociológicas e aplicações científicas e artísticas, designadamente a investigação sociológica e histórica da imagem fotográfica; a memória fotográfica e a sua preservação; a aplicação de métodos de inventariação e catalogação; a investigação estética e artística inclusivamente na fotografia moderna.
A Associação procurará dignificar o património fotográfico nacional, estimular a organização de uma biblioteca e de um centro de documentação. Assim como se esforçará por organizar exposições, cursos, conferências e colóquios. A APPh pretende ainda contribuir para o fomento do ensino da fotografia em todos os níveis e graus de ensino.
A APPh. criará também, logo que possa, uma página na net (website) http://www.apphotographia.com/ com o fim específico de servir de ligação e de informação sobre as actividades da associação.
Podem contactar-nos através do E-mail apphotographi@gmail.com
Lisboa, 15 de Abril de 2007
.
Acto de escritura da Associação Portuguesa de Photographia
.
3 comentários:
Que o futuro lhe seja favorável, e que saibam juntar ao culto do passado o gosto pelo presente. Que as guerra de trincheiras entre clãs fotográficos não continue a perseguir o destino da fotografia em Portugal.
Tive conhecimento desta iniciativa através do libvro de fotografias de António Barreto recentemente publicado.
Como apaixonado pela fotografia, vou seguir com atenção o que se disser e fizer neste blog.
Parabéns pela iniciativa.
José Pais de Azevedo
Lisboa
Que seja fonte de informação no encontro das fontes fotográficas portuguesas.
Parabéns!
Enviar um comentário