terça-feira, junho 19, 2007



IDEIA e FORMA, no Silveira, o das colecções!


Passei pelo Silveira, o das colecções, ali à Rua do Alecrim em Lisboa. Gosto de procurar catálogos antigos de exposições de fotografia, e ainda gosto mais quando os encontro, ajudam-me a acertar ideias, esclarecer dúvidas, em suma aprendo... Outro dia, pelo preço de um “Cimbalino”, como dizem no Porto, nome da marca da máquina que lhes tira a “Bica”, comprei um desdobrável da exposição “Exercício” do Grupo IF, Junho de 1978.
O Grupo IF (Ideia e Forma), nasceu em 1976, "foi durante anos a maior referência de fotografia colectiva em Portugal. Realizou 11 exposições, na sua maioria de carácter interventivo e contendo na sua essência uma grande visão crítica e satírica da nossa sociedade.". Dele fizeram parte os fotógrafos: António Drummond, João Paulo Sotto Mayor, José Carlos Príncipe, José Marafona, Manuel E. A. Sousa, Manuel Magalhães e Luís Abrunhosa.
Em 1982 o Grupo IF realizou uma exposição no Museu Soares dos Reis, “Porto – Esquinas do Tempo”, onde faziam um levantamento de imagens antigas da cidade.
Não sei muito sobre este Grupo, e o tempo, implacável, acabará por apagar o pouco que ainda sabemos.






O Grupo IF desapareceu mas, por onde andaram aqueles que um dia sonharam fotografia? Que fazem eles? Ainda sonham?







2 - José Carlos Príncipe (não está na foto)



.


4- Luís de Seixas Abrunhosa Vasconcelos




6- Manuel Sousa



Ângela Camila Castelo-Branco, 20 de Junho
O Grupo IF - Ideia & Forma
.
O Grupo IF Ideia & Forma, foi recentemente convidado para expor trabalhos seus em Serralves e excertos de vários dos seus conjuntos na galeria da Biblioteca Almeida Garrett
No ano de 2008 estarão no Museu Nacional de Soares dos Reis no Porto "Um dia no Museu" constituirá a sua abordagem às diversas vivências que constituem esse pequeno universo que dá o nome à própria exposição.
A inaugurar em 18 de Maio -Dia Internacional dos Museus, estará patente ao público na sala de exposições temporárias até Agosto.
Integram este trabalho: António Drummond, Henrique Araújo, João Paulo Sotto Mayor, José Marafona e Manuel Magalhães


Como podem constatar pelos comentários aqui deixados, o Grupo IF – Ideia & Forma está aí e em actividade. Ainda bem... Acrescento algumas informações que me parecem pertinentes para aqueles que se interessam pela fotografia. Na fotografia do catálogo não se encontra o José Carlos Príncipe mas está lá o lugar dele entre os dois fotógrafos que estão em pé. Quem tira a fotografia e quem está junto não sei ainda identificar. Mas gostaria muito de saber quem era este fotógrafo que fotografa o Grupo IF. O Manuel E. A. Sousa já faleceu e o José Carlos Príncipe que também já nos escreveu está nos Estados Unidos da América numa Universidade como Professor e investigador. Diz que de quando a quando continua a fazer fotografia. Um novo elemento juntou-se ao grupo é ele António Drummond. O Grupo (que vai reaparecer com uma exposição, no próximo ano que será inaugurada no dia 18 de Maio de 2008 no Museu Nacional de Soares dos Reis no Porto) de uma forma geral os elementos que foram/são do Grupo IF continuam na sua maioria a fotografar e a expor. O Luís Abrunhosa, por questões de saúde, abandonou a actividade fotográfica. O João Paulo Sotto Mayor, o Henrique Araújoe e o José Marafona, continuam como eu a fotografar, expor, etc. Aqui ficam os link's de alguns dos elementos do Grupo. A APPh. Associação Portuguesa de Photographi@ estende-lhes um abraço de solidariedade para o ano de 2008.
Ângela Camila Castelo-Branco, 31 de Dezembro de 2007

.

1 comentário:

Manuel Magalhães disse...

Grupo IF (ideia e forma) convidado a expor no Museu Soares dos Reis, no Porto


Fundado em 1976 foi durante anos a maior referência de fotografia colectiva em Portugal. Realizou 11 exposições, na sua maioria de carácter interventivo e contendo na sua essência uma grande visão crítica e satírica da nossa sociedade.

Foi convidado já no século XXI para expor trabalhos seus em Serralves e excertos de vários dos seus conjuntos na galeria da Biblioteca Almeida Garrett

"Um dia no Museu" constituirá a sua abordagem às diversas vivências que constituem esse pequeno universo que dá o nome à própria exposição.

A inaugurar em 18 de Maio--Dia Internacional dos Museus, estará patente ao público na sala de exposições temporárias até Agosto.

Integram este trabalho: António Drummond, Henrique Araújo, João Paulo Sotto Mayor, José Marafona e Manuel Magalhães