terça-feira, junho 19, 2007

.
Julião Sarmento
.
.
“Film Noir (part2)”
.
Dando continuidade a uma série recente de trabalhos apresentados pela primeira vez na Christopher Grimes Gallery (Santa Monica, Califórnia, EUA) em Outubro de 2006, Julião Sarmento apresenta-nos agora “Film Noir (part2)”.
Pinturas, desenhos e esculturas povoam agora o espaço da Galeria Pedro Oliveira num misto de tensão e secretismo muito próprios do género (Film Noir).
A relação com o universo cinematográfico é óbvia, e como sabemos, já muito recorrente na prática artística do autor, mas Julião Sarmento aponta-nos aqui uma direcção clara – a das particularidades intrínsecas ao género noir naquilo que este tem, justamente, de mais obscuro.
É através da combinação de desenho, colagem, fotografia, texto, objectos, corpo e luz, mas sobretudo nos espaços vazios deixados entre todos estes elementos, que Julião Sarmento convoca o imaginário do espectador e o seu campo de expectativas, deixando-lhe, para isso, apenas pistas.
Se na primeira exposição as referências a determinados filmes e sobretudo a determinadas actrizes e personagens femininas eram explícitas, aqui o universo de referências torna-se conscientemente ficcional … as pistas são cada vez mais vagas e a sua eficácia é cada vez mais posta à prova.
Nesta exposição Julião Sarmento mantém as composições fragmentárias tão características no seu trabalho (é disto que falamos quando falamos de pistas), e com elas, volta a convocar no espectador a sua capacidade de edificação de uma determinada ideia de estranheza, de sedução, de desejo, de arrepio.
A elas é aqui acrescentada uma componente que reforça a tensão latente de onde parecem emergir sempre as obras do autor – a presença do corpo na sua acepção mais primária, no cumprimento violento e tenso de uma determinada acção – a marca do sangue.
.
Ana Anacleto (Junho 2007)
.
Inauguração 5ª feira – 21 de Junho às 22H00
(Até 28 de Julho)

.
Calçada de Monchique, 3 · 4050-393 Porto
T. 22 200 71 31 F. 22 200 23 34
E.
galpo@mail.telepac.pt
URL. www.galeriapedrooliveira.com
3ª Feira a Sábado: 15H00 – 20H00
.
.

Sem comentários: