quarta-feira, fevereiro 14, 2007

.
JOÃO SILVA Reporter Fotográfico

.do The New York Times
..


Ataque de sniper, Karmah, Iraque, 31 Outubro


Menção Honrosa na categoria Spot News, por um portfólio publicado no New York Times sobre o ataque de um sniper a uma patrulha do exército norte-americano, em Karmah, no Iraque.

Confirmado este ano o seu talento com a menção honrosa na categoria Spot News, por um portfólio apresentado no prestigiado jornal nova-iorquino "The New York Times". O trabalho mostra-nos um soldado americano em Karmah, no Iraque a ser alvejado por um sniper. João Silva trabalha para o "The New York Times" e é um dos mais conhecidos repórteres de guerra.
Fez parte com Kevin Cárter, Grey Marinovich e Ken Oosterbroek do grupo de fotojornalistas que ficou conhecido por Bang Bang Club, porque diariamente, se dirigiam às cidades próximas de Joanesburgo para fotografar a fase mais violenta da luta entre os partidários do ANC (African National Congress) de Nelson Mandela e os do líder zulu Buthelezi, no final do apartheid. Depois da morte de Ken Oosterbroek a 18 de Abril de 1994 e do suicídio a 27 de Julho do mesmo ano de Kevin Cárter, o fotógrafo português e Grey Marinovich publicaram o seu testemunho do período entre o fim do apartheid e as primeiras eleições livres da África do Sul, no livro com o mesmo nome porque ficariam conhecidos os quatro fotógrafos “Bang Bang Club”.
Esteve na grande maioria das guerras civis de países africanos, assim como na Bósnia, Iraque e outras paragens do globo martirizadas pelo deus da guerra e pelas carpas. João Silva, premiado agora pelo trabalho de um sniper a alvejar um soldado americano, acabou de lançar o seu segundo livro - In the company of God - onde figuram centenas de fotos da Jiade Islâmica em combate com forças da coligação ocidental estacionadas no Iraque.



João Silva, Photo by Debbie Yazbek/The Star
.
..

Sem comentários: