quarta-feira, janeiro 10, 2007

.


.II Encontro APPh.

APPh. - Associação Portuguesa de Photographia
. .


..........Justificam-se plenamente algumas palavras a antecederem este almoço. Em primeiro lugar quero agradecer-vos terem vindo a este encontro, que se realiza pela segunda vez o que, desde já, perspectiva futuros convívios. No fundamental estamos aqui para nos conhecermos uns aos outros, trocarmos ideias, expormos sonhos e também algumas coisas concretas, já agora!
..........Tenho entre as coisas concretas a expor-vos, o sonho de criarmos uma associação que galvanize e facilite a troca de ideias e informações sobre as coisas que são, na verdade, os melhores momentos das nossas vidas, aqueles que dizem directamente respeito àquilo de que gostamos. É por isso que vos quero anunciar neste almoço que a APPh. – Associação Portuguesa de Photographia vai ser uma realidade. Começaremos com um sítio na net e achamos importante aproveitar a oportunidade que a blogosfera nos oferece para chegarmos aonde a luz chegar... Trocando em miúdos, queremos ter um site e/ou um blog e um endereço electrónico, vulgar e-mail. Iremos ter um núcleo de fundadores, elaborar estatutos, simples que não obriguem às loucuras habituais dos portugueses que se julgam todos juristas. Estatutos que nos facilitem a vida e não o contrário. Já pensei numa sede e na sua localização: Braga, Porto, Coimbra, Setúbal, Évora... Para ser sincera, Lisboa pareceu-me a cidade que nos levantaria menos problemas para nos reunirmos. No entanto, lembrei-me que o atelier fotográfico de Carlos Relvas na Golegã podia ser um excelente sitio para acolher a sede de uma associação como a que nos propomos constituir. A possibilidade de a sede poder estar nesse património único na Europa, que é o atelier de Carlos Relvas que já se encontra recuperado como património mas que ainda não tem solução para uma actividade própria, como polo aglutinador de investigadores em fotografia, apenas se justificaria como contributo para resolver um problema e não como agente para a dificuldade que tem existido à volta de um desfecho para este espaço. Podíamos ter uma sede nominal numa outra cidade qualquer que ela fosse! Não considero isto um dilema.
..........Nada disto é definitivo nem o nome (APPh.), nem a opção por um sitio e/ou um blog, nem a localidade da futura sede; tudo isto virá a ser conversado com o corpo iniciador, porque a democracia é mesmo assim! Para isto estou a contar com a colaboração de um núcleo de fundadores e posteriormente todos que queiram participar nesta aventura.
..........Ainda uma achega em guisa de opinião, penso que seria vantajoso que a associação não fosse dirigida apenas à fotografia antiga, parece-me artificial a clivagem entre os sais de prata e o digital. Os benefícios dos conhecimentos históricos de investigadores, técnicos e coleccionadores são fundamentais para o todo da fotografia portuguesa assim como não consigo pensar na fotografia contemporânea sem o conhecimento da sua história, tal como sucede com as outras artes. Julgo poder ser positivo emparelhar o trabalho de Joshua Benoliel com a actividade de Rui Ochôa, os trabalhos do Cmdt. António José Martins com as fotografias de um Paulo Nozolino, as casas fotográficas da viragem do séc. XIX para o séc. XX e os actuais estúdios de fotografia de moda e publicidade. Com todo o respeito pelos pioneiros da fotografia em Portugal, de cujos trabalhos estou mais próxima, a verdade é que também me interessam aqueles que se lhes seguiram e como não podia deixar de ser aqueles dos quais somos contemporâneos, tanto um Gerárd Castello Lopes ou um Fernando Lemos como Helena Almeida, Manuel Casimiro, Julião Sarmento, Jorge Molder ou Daniel Blaufuks e muitos outros.
..........Muito do que se tem feito em prol da fotografia em Portugal deve-se a alguns dos presentes neste almoço, tanto na área da História e Investigação como na do restauro, conservação e organização da nossa memória fotográfica. Também estão entre nós responsáveis por aquisições e exibições de novos fotógrafos e núcleos fotográficos, indispensáveis para a história da nossa fotografia; e por fim, os pequenos coleccionadores, devoradores de feiras, mercados e alfarrabistas; sem eles muito património teria desaparecido para sempre.
..........Convidámos os fotógrafos Paulo Catrica e Marta Sicurella, para aqui estarem também representantes da nova fotografia, podiam ser outros, mas não podiam ser todos. Gostaríamos de poder contribuir para criar mais condições para o seu trabalho.

Ângela Camila Castelo-Branco .................................................................................Lisboa 21 de Outubro de 2006



Dos sais de prata ao digital

.................................................................................................

Quem está de acordo com a sugestão da Ângela Camila que consiste na fundação de uma Associação, conforme vem descrito no memorando por ela distribuído?

Ass. António Barreto, Isabel Corte-Real, Alexandre Ramires, Sergio Gomes, Maria José Palla, Mafalda Ferro, Pedro Franco, Mário Cámeira, António Pedro Vicente, João José Clode, Isabel Soares Alves, Marta Sicurella, Pedro Aguilar, João Loureiro, António Ramires, António Faria, Ângela Camila.

.........................................................................................................

Concorda com a criação de um blog e eventualmente um site?
Está disponível para Colaborar?


Ass. António Barreto, Isabel Corte-Real, Alexandre Ramires, Sérgio Gomes, Maria José Palla, António Ramires, Mafalda Ferro, Pedro Franco, Mário Cámeira, João José Clode, Isabel Soares Alves, Marta Sicurella, João Loureiro, Teresa Margarida Rebelo, António Faria, Ângela Camila.

..................................................................................................

Quem está disponível para colaborar na organização e fundação da Associação

Ass. António Barreto, Isabel Corte-Real, Alexandre Ramires, Sergio Gomes, Maria José Palla, Mafalda Ferro, Pedro Franco, Mário Cámeira, António Pedro Vicente, João José Clode, Isabel Soares Alves, Marta Sicurella, João Loureiro, António Ramires, António Faria, Ângela Camila.


.................................................................................................................




.

Sem comentários: