sábado, abril 25, 2009

Lisboa, 1858


Exposição na Torre do Tombo


Albumina de Amédée Lemaire de Ternante. Lisboa, 1858. Colecção Alcídia e Luís Viegas Belchior (© CPF ANTT/MC)

.
O Arquivo Nacional da Torre do Tombo apresenta até 12 de Junho de 2009 uma exposição Fotográfica sobre Lisboa em 1858, do pintor e fotógrafo francês Amédée Lemaire de Ternante que veio a Portugal integrado na comitiva da rainha D. Estefânia por ocasião do seu casamento com D. Pedro V.
Esta mostra representa um dos mais antigos e mais ricos conjuntos de imagens fotográficas da Capital.
Este conjunto de albuminas constitui uma verdadeira reportagem das ambiências lisboetas, com particular incidência nos aspectos do património edificado, como por exemplo: a Torre de Belém, os Jerónimos, o Aqueduto das Águas Livres, o Paço das Necessidades, mas também vistas gerais da cidade e dos seus habitantes, que com os seus usos e costumes tão bem caracterizam a Lisboa de meados do século XIX.
A mostra suscitará olhares diversos do historiador, do urbanista ou do curioso dessa outra identidade que muitas vezes desbaratamos. Mas também do esteta, pois aqui e ali, certas composições falam bem do modo como o seu autor encarava o registo fotográfico.
Este conjunto de imagens pertence ao Centro Português de Fotografia e integra a excelente colecção Alcídia e Luís Viegas Belchior, adquirida em 2006 com o patrocínio do Banco BPI e de Hipermercados Continente SA. A sua exposição no Arquivo Nacional da Torre do Tombo teve o apoio mecenático da Lusitânia Companhia de Seguros.
Em complemento com as imagens produzidas por Ternante serão também apresentadas algumas provas de época, com recurso a diferentes processos fotográficos (papel salgado, albumina, cianotipo) que nos mostram a Torre de Belém e o Palácio das Necessidades, locais emblemáticos de Lisboa, associados à vida de D. Pedro V, pertencentes à Colecção Castilho, do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Está também patente o original do tratado de Casamento de D. Pedro V com D. Estefânia.

1 comentário:

Chapa disse...

gostei de passar por aqui.