sábado, fevereiro 16, 2008

Os Livros de Daniel Blaufuks
28 de Fevereiro de 2008 a 28 de Março de 2008
.

Conversa entre Nuno Crespo e o Autor
Quinta-Feira 28 de Fevereiro de 2008, às 17 horas



Um mundo igual a este, mas um bocadinho diferente.
.
"A fotografia é um espaço. A fotografia é uma memória. fotografia é um texto. A fotografia é um postal. A memória é uma imagem. Um livro de fotografias bem desenhado pode criar um novo tipo de original."
.
Estas afirmações de Daniel Blaufuks partem d consciência de que a imagem fotográfica é constituida de inúmeras camadas de sentido em que a relação entre memória e realidade conhece novas dimensões.
Trata-se de, primeiro, distinguir entre a imagem-facto e imagem-fotografia, esta é um objecto com uma escala e narrativa próprias, a outra diz respeito aos diferentes modos de como o real se inscreve nos corpos, na inteligência, na sensibilidade.
As categorias de interpretação da fotografia estão presas não só à pratica que cada indivíduo, artista e fotógrafom a cada momento definem, mas do modo como essas imagens partiucipam da vida colectiva da comunidade em que se inserem. É neste contexto que o livro de fotografia (também podemos designá-lo como álbum, atlas, colecção e, até certo ponto, arquivo) é uma outra existência da imagem-fotografia. É esta existência que os livros de Blaufuks dão connta...
.
Nuno Crespo


Arquivo Municipal de Lisboa /Biblioteca do Arquivo Fotográfico
Rua da Palma, 246 Lisboa
Telf.21 886 23 32
arqmun.fotografico@cm-lisboa.pt




.
© Daniel Blaufuks. I Spy, da série Collected Short Stories, 2003
.

Sem comentários: