quinta-feira, maio 31, 2007







Museu da Ciência da Universidade de Lisboa
31 de Maio a 31 de Julho de 2007





António Aniceto Monteiro

Uma fotobiografia a várias vozes


.



A fotobiografia de António Aniceto Monteiro (1907-1980), um dos mais notáveis matemáticos portugueses do século XX, será lançada hoje, 31 de Maio, pelas 18 horas, no Museu de Ciência da Universidade de Lisboa.
Aniceto Monteiro pertenceu a uma geração simultaneamente privilegiada e perseguida. Uma geração de intelectuais íntegros que gerou alguns dos maiores valores científicos do nosso século. Uma geração que quis fazer-nos entrar na modernidade. Mas também uma geração que foi impedida de realizar e Portugal a sua ambição científica.

A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) foi fundada graças aos esforços concertados desta geração. Mas houve nela um homem que pela sua energia, visão e persistência, se salientou entre os demais. Um homem que em 1937 esteve presente na criação da Portugaliae Mathematica, em 1939 no lançamento da Gazeta de Matemática e em 1940 na fundação da Sociedade. Um homem que em todos estes momentos, tal como nos outros, percebeu sempre que a criação de um movimento matemático moderno implicava a internacionalização da investigação, a modernização do ensino, o incremento da divulgação científica e a atracção dos jovens para a matemática.


.
Ficha Técnica:
Título - António Aniceto Monteiro - Uma fotobiografia a várias vozes
Coordenação - Jorge Rezende, Luiz Monteiro, Elza Amaral
Edição - Sociedade Portuguesa de Matemática
Páginas - 213 páginas

© 2007 SPM



.
A fotobiografia de António Aniceto Monteiro (1907-1980), um dos mais notáveis matemáticos portugueses do século XX, será lançada no dia 31 de Maio, pelas 18 horas, no Museu de Ciência da Universidade de Lisboa.
***
O Museu de Ciência está localizado no edifício da antiga Escola Politécnica posteriormente utilizado pela Faculdade de Ciências, ao Príncipe Real, em Lisboa. O edifício é partilhado com o Museu Nacional de História Natural, pertencendo ambos os museus à Universidade de Lisboa .
Tel. 21 392 18 08 - Fax: 21 392 18 08
Rua da Escola Politécnica 56, 1250-102 Lisboa.
.

Sem comentários: